Publicado em: 18 de Março de 2025
Os Correios anunciaram, na última sexta-feira (07/03/25), um projeto ambicioso para modernizar seu sistema de rastreamento de encomendas. Com foco na adoção de blockchain e inteligência artificial (IA), a meta é trazer mais transparência, segurança e eficiência para os serviços de entregas em todo o território nacional.
No edital recém-publicado, a empresa deixa claro que pretende descentralizar a gestão das informações de rastreamento e, com isso, reduzir a possibilidade de fraudes e extravios. Além disso, a iniciativa visa tornar o processo de entrega mais ágil, com menos burocracia e maior visibilidade para o cliente em tempo real.
A tecnologia blockchain é reconhecida por sua segurança e transparência, já que os dados são armazenados em diversos pontos (nós) espalhados pela rede, dificultando fraudes e acessos não autorizados. Para os Correios, isso significa:
Os Correios também estão de olho em soluções de IA para:
Transportadoras internacionais como DHL, FedEx, Maersk e UPS já utilizam a combinação de blockchain e IA para obter rastreamento em tempo real, redução de erros e maior eficiência. Além disso, o Mercosul conta com a plataforma B-Connecta, desenvolvida pelo Serpro em parceria com a Receita Federal do Brasil, que unifica processos aduaneiros com uso de blockchain, evidenciando que essas soluções tecnológicas são tendências cada vez mais consolidadas no setor logístico.
O uso de tecnologias disruptivas, como blockchain e IA, traz mais competitividade, já que grandes players do mercado internacional já seguem essa trilha. Se bem implementadas, essas ferramentas podem colocar os Correios em pé de igualdade com as transportadoras globais, beneficiando diretamente tanto as empresas que exportam e importam quanto os clientes finais que recebem as encomendas.
?Quer saber mais sobre como a blockchain pode transformar o setor de logística e diversas outras áreas? Acompanhe nosso blog na Dautin Blockchain e fique por dentro das principais novidades do mercado de tecnologias descentralizadas.